Notem que a palavra aceitação (Kshanti) contém dentro de si a paz (shanti), ou seja se eu não estou em paz com a situação atual não é Kshanti, é apenas resignação e resignação sempre contém uma mágoa por trás. Não devemos confundir aceitação, Kshanti, com conformismo, comodismo, estagnação, inércia, etc.
Na verdade a aceitação é a base fundamental para efetuar as mudanças necessárias, antes de mais nada é preciso aceitar a situação que eu estou vivendo para então estar habilitado para transformá-la, quando eu aceito eu encaro de frente, se eu não aceito eu nego e jogo para baixo do pano.
Como seres humanos todos somos imperfeitos, em um nível absoluto somos todos perfeitos, mas no nível relativo somos imperfeitos e temos que aceitar isso, todos sentimos emoções negativas em maior ou menor grau, sentimos raiva, rancor, inveja, ciúmes, etc.
Temos que aceitar a existência dessas emoções em nós para estarmos habilitados a efetuar uma mudança verdadeira em nosso modo de ser, quem nega a existência dessas emoções em si mesmo não as encara de frente e não é capaz de transformá-las.
Somente através da aceitação eu vejo a realidade exatamente como ela é, e não como eu gostaria que fosse, isso é apenas uma ilusão. Para estar em contato com a realidade do momento presente eu tenho que aceitá-la, para somente então poder transformá-lá.
André Oliveira ministra aulas regulares de Yoga e Meditação em Porto Alegre.
André Oliveira ministra aulas regulares de Yoga e Meditação em Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário