As obras deste Blog são de propriedade do Yogazen. Você pode copiar, distribuir e exibir desde que seja dado o crédito da obra ao autor original, que seja citada a autoria e o endereço deste Blog. Você não pode alterar, transformar, modificar a ordem destes textos ou copiar imagens. Gratos pela compreensão.

domingo, 28 de abril de 2013

Para onde leva a prática do Hatha Yoga


Como professor acredito que a prática do hatha yoga como a entendemos, ou seja|, posturas, respirações, relaxamento, etc sirva como uma forma de  preparar o corpo e a mente do praticante para os desafios do dia a dia, tendo como objetivo maior ampliar e refinar sua consciência na ação para praticar a correta-ação.

A correta-ação foi escrita como: fazer a coisa certa, do modo certo  no momento correto.* Há somente uma forma de estarmos psicologicamente preparados para o momento certo da ação, se estivermos vigilantes! 

Supondo que saibamos qual é a coisa certa a ser feita e o modo certo de se fazer, ainda assim, se exitamos na hora H perdemos o momento e ele nunca mais retorna, o momento presente nos apresenta milhares de oportunidades distintas, a capacidade de escolhermos cada opção depende do grau de nossa atenção. 

Por isso a prática do Hatha yoga é fundamental pois tem como propósito tornar o praticante mais consciente de suas ações e habilitá-lo a praticar a correta-ação, fazer a coisa certa e não perder o instante da ação.

O  tempo parece ser algo de vital importância e como as pessoas perdem tempo, perdem tempo pensando sobre o tempo, pensando no passado, pensando no futuro e raramente estão completamente presentes, ocupando conscientemente todo o seu corpo, em sincroniza com o "aqui e agora", o momento presente é uma brecha, uma oportunidade única.

Com o que você ocupa o seu tempo? Alguns matam tempo, outros o perdem, tem gente que desperdiça o seu, você deve se perguntar: em 200 ou 400 anos, será que minhas ações hoje ainda estarão repercutindo na sociedade? 

Nós todos somos mortais e vamos perecer um dia, mas nossas ações hoje vão se projetar além disso, a ação de algumas pessoas notáveis repercute por anos, até mesmo depois de 2 milênios, assim dessa forma nos interconectamos com toda a humanidade.

Por isso devemos sentar, ficar em silêncio e observar ao redor com seriedade, olhar com mente atenta, o que eu estou vendo em mim mesmo? O que eu estou vendo em minha sociedade? Quais são as coisas que me incomodam olhar? Quais são as transformações que eu quero produzir? Qual é a correta ação?

André Oliveira é coordenador do Yogazen e fundador do Sítio Colina Verde em Porto Alegre RS

* Rohit Metha, A ciência da meditação ed. Teosófica


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Música da aula do dia 24 de Abril

O interessante nessa música é a vibração binaural que atinge até 90 Hz influindo diretamente nas ondas cerebrais, ideal para movimentos lentos, relaxamento e meditação. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Kumbhaka - A Respiração Suprema

Respire profundamente, segure com os pulmões cheios, sem soltar o ar continue lendo o texto abaixo até onde conseguir:

Comece observando seu corpo, a postura que você está sentado é confortável? Sua coluna está ereta e alinhada? Tem alguma área do seu corpo tensa? Relaxe seus ombros, suas costas, os braços, o rosto, solte o corpo todo e deixe seu corpo repousar na postura. Agora amplie a consciência dos seus 5 sentidos, comece pela audição, escute os sons à sua volta, perceba os sons mais distantes. Agora sinta sua pele, o contato com a roupa, o peso do corpo na cadeira, a temperatura da pele, você é capaz de sentir seu coração batendo? Agora observe sua mente, veja os pensamentos que estão passando sem interferência, deixe que venham e vão, repare se tem algum padrão de pensamento que se repete, coloque-se como um espectador. Agora tome consciência do momento presente e sinta-se totalmente presente em seu corpo, ocupando seu corpo conscientemente.
Ok!!! Pode soltar o ar agora se quiser. Se você conseguir terminar o exercício significa que tem bom fôlego! Parabéns. Agora respire um pouco e descanse.

A retenção (Kumbhaka) com o pulmão cheio é o ápice de todas as técnicas respiratórias (pranayamas), é a única técnica que consta nos yoga-sutras, a bíblia da meditação, se me permitem usar esse terno. Consta no Hatha-yoga-pradipika como a mais importante técnica de toda a ciência respiratória. Kumbhaka significa literalmente cântaro, a utilidade do cântaro é armazenar água e todos sabemos que água  é essencial à vida, simbolicamente significa que é uma técnica respiratória que amplia a vida e aumenta o armazenamento de energia vital em nosso organismo.

Os benefícios da retenção com o pulmão cheio são enormes e muito interessantes, ao reter com o pulmão cheio aceleramos o funcionamento de todo o nosso organismo, como todo o tecido pulmonar está expandido, todos os alvéolos estão "inflados" o corpo recebe de uma só vez uma carga extra de oxigênio, isso faz com que todo o corpo funcione melhor.

No sistema respiratório os benefícios são enormes, na Índia é usada por médicos para tratar casos de asma e bronquite assim como problemas respiratórios em geral. Como a retenção expande o tecido pulmonar isso proporciona elasticidade, expandindo e fortalecendo os brônquios.

O sistema endócrino e metabólico são ativados, o funcionamento do estômago, dos rins e do fígado são beneficiados, o batimento cardíaco e a pressão sanguínea sobem significativamente, o que requer cuidado daqueles que tem pressão alta, existem técnicas alternativas para esses casos.

De todos os órgãos o cérebro é o que mais consome oxigênio, 20% do suprimento do corpo, no momento da retenção o cérebro recebe uma grande dose de oxigênio otimizando o funcionamento da mente, observa-se aumento das sinapses, isso tudo torna a mente mais atenta e centrada, com menos distrações, facilitando a leitura, estudo ou meditação.

Não é a toa que os textos clássicos das mais diferentes tradições indicam esse tipo de exercícios antes das praticas meditativas, porque seu efeito é rápido e imediato. Os pensamentos distrativos que nos perturbam diminuem, pacificando e aquietando o movimento da mente. 

A retenção com o pulmão cheio potencializa e amplia tudo, as coisas ficam "a flor da pele", ela amplifica as emoções  de forma que seja mais fácil observá-las e compreendê-las, isso faz dessa técnica uma excelente ferramenta para o autoconhecimento, pois ela amplifica os sentimentos reprimidos ou inconscientes.

A retenção expande os limites daquilo que somos, quem é tímido fica mais extrovertido, quem é contido se solta, conseguimos ultrapassar os padrões de comportamento condicionados pela mente.

André Oliveira é coordena diversos cursos voltados para o autoconhecimento.