Como professor acredito que a prática do hatha yoga como a entendemos, ou seja|, posturas, respirações, relaxamento, etc sirva como uma forma de preparar o corpo e a mente do praticante para os desafios do dia a dia, tendo como objetivo maior ampliar e refinar sua consciência na ação para praticar a correta-ação.
A correta-ação foi escrita como: fazer a coisa certa, do modo certo no momento correto.* Há somente uma forma de estarmos psicologicamente preparados para o momento certo da ação, se estivermos vigilantes!
Supondo que saibamos qual é a coisa certa a ser feita e o modo certo de se fazer, ainda assim, se exitamos na hora H perdemos o momento e ele nunca mais retorna, o momento presente nos apresenta milhares de oportunidades distintas, a capacidade de escolhermos cada opção depende do grau de nossa atenção.
Por isso a prática do Hatha yoga é fundamental pois tem como propósito tornar o praticante mais consciente de suas ações e habilitá-lo a praticar a correta-ação, fazer a coisa certa e não perder o instante da ação.
O tempo parece ser algo de vital importância e como as pessoas perdem tempo, perdem tempo pensando sobre o tempo, pensando no passado, pensando no futuro e raramente estão completamente presentes, ocupando conscientemente todo o seu corpo, em sincroniza com o "aqui e agora", o momento presente é uma brecha, uma oportunidade única.
Com o que você ocupa o seu tempo? Alguns matam tempo, outros o perdem, tem gente que desperdiça o seu, você deve se perguntar: em 200 ou 400 anos, será que minhas ações hoje ainda estarão repercutindo na sociedade?
Nós todos somos mortais e vamos perecer um dia, mas nossas ações hoje vão se projetar além disso, a ação de algumas pessoas notáveis repercute por anos, até mesmo depois de 2 milênios, assim dessa forma nos interconectamos com toda a humanidade.
Por isso devemos sentar, ficar em silêncio e observar ao redor com seriedade, olhar com mente atenta, o que eu estou vendo em mim mesmo? O que eu estou vendo em minha sociedade? Quais são as coisas que me incomodam olhar? Quais são as transformações que eu quero produzir? Qual é a correta ação?
André Oliveira é coordenador do Yogazen e fundador do Sítio Colina Verde em Porto Alegre RS
* Rohit Metha, A ciência da meditação ed. Teosófica
Nenhum comentário:
Postar um comentário