As obras deste Blog são de propriedade do Yogazen. Você pode copiar, distribuir e exibir desde que seja dado o crédito da obra ao autor original, que seja citada a autoria e o endereço deste Blog. Você não pode alterar, transformar, modificar a ordem destes textos ou copiar imagens. Gratos pela compreensão.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Respirar diante de um conflito pode modificar o padrão de comportamento?

Já perceberam como a respiração está fortemente ligada a emoção que nós estamos vivendo no momento? Já notaram a forma como nós respiramos quando ficamos impacientes, ou ansiosos, ou irritados? E como nós respiramos profundamente quando estamos relaxados, confortáveis ou vislumbrados?

É interessante notar como o ritmo respiratório é diretamente afetado pela emoção que estamos sentindo, será que o inverso também é verdadeiro? Será que mantendo a respiração lenta e profunda, podemos nos manter calmos e tranquilos? Mesmo diante de um conflito?

Já perceberam que quando estamos doentes a respiração fica difícil, debilitada e fraca e quando estamos saudáveis respiramos prolongadamente? Será que exercitando a respiração ao ponto dela se manter sempre ampla e equilibrada poderemos evitar as doenças?

Já repararam que na maior parte do tempo não percebemos nossa respiração? Nem sequer sentimos que o corpo está respirando, nos esquecemos completamente de sua presença. Porque estamos tão afastados da respiração que nos é tão próxima? Porque damos tão pouca importância à respiração?

Quais seriam os resultados se trabalhássemos para melhorar a respiração? Que tipo de mudança isso causaria em nós? Já refletiram sobre o que seríamos capazes de realizar se nossa respiração fosse sempre plena e completa?

Se durante um conflito fossemos capazes de respirar profunda e pausadamente, como seria nossa resposta diante do desafio? Reagiríamos da mesma forma usual ou responderíamos de uma forma mais comedida e ponderada?

Se fossemos capazes de respirar conscientemente de forma equilibrada e profunda durante nosso dia-a-dia isso poderia modificar radicalmente nosso padrão de comportamento, evitaria uma série de atitudes reativas e impulsivas e tornaria as nossas ações e os nossos relacionamentos muito mais saudáveis e conscientes.


Professor André Oliveira faz parte do corpo docente do Instituto Yoga Integrativa na Montanha Encantada em SC, onde trabalha anualmente na Formação de Professores de Yoga Integrativa e coordena a Formação Livre em Meditação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário