Os 5 ritos tibetanos são uma série de cinco exercícios dinâmicos que trabalham com todo o nosso organismo, ele se originaram do livro "A fonte da juventude" de Peter Kelder sobre um coronel que teria vivido no Tibet anos antes e teria aprendido os exercícios com monges.
A regra é que você deve praticar em número ímpar, começando com 7 repetições cada exercício, depois ir aumentando gradativamente até repetir 21 vezes cada rito, com o tempo você pode praticar 1, 3 ou 5 vezes por dia.
Os 5 ritos são baseados em técnicas do Hatha-yoga e Yoga-tibetano, são muito bons, fazem muito bem ao corpo e ao sistema endócrino, porém não são exercícios completos, faltam exercícios de flexão lateral, torção, abertura pélvica, entre outros, você não deve basear a sua prática diária unicamente nesses 5 ritos.
Muito alarde já foi feito em torno deles, porque quando as pessoas houvem falar em ritos tibetanos já se encantam, mas eles não são mágicos, nem são a fonte da juventude, pratique com sabedoria.
O primeiro trabalha com nosso centro de equilíbrio, regulando os ciclos circadianos e melhora o funcionamento do cérebro;
O segundo trabalha com a musculatura abdominal sistema eliminatório e sistema digestivo;
O terceiro enfoca sistema respiratório e cardiovascular;
O quarto desenvolve força muscular das pernas, braços, costas e abdome;
O quinto coluna vertebral, em flexão para trás e para frente, assim como alongamento das pernas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário