Segundo os praticantes de Yoga o caminho do autoconhecimento se inicia a partir do corpo, escutando o próprio corpo, reconhecendo e honrando seus limites e entendendo o que cada dor e sensibilidade no corpo significam, se nem o próprio corpo você conhece direito, quem dirá sua mente.
Em nosso corpo estão registradas todas as nossas experiências de vida, todos os acontecimentos exteriores tem seu representante em nosso interior, as emoções negativas que vivemos repetidamente ficam registradas em nosso corpo na forma de encurtamento ou contratura muscular, dores e limitações de movimento, nosso corpo é como um diário de nossa vida.
Dessa forma quando praticamos as posturas (ásanas) estamos liberando cargas emocionais que estavam contidas e cristalizadas em nosso corpo, é por isso que ao final de uma prática de posturas o praticante se sente emocionalmente calmo e tranquilo e uma sensação de bem estar emocional.
Então a prática física do yoga mantém o corpo completamente livre de condicionamentos e tensões que ele tende a acumular com o tempo, liberando a carga emocional contida no corpo e evitando o surgimento de dores, disfunções e doenças.
Quando o praticante de yoga faz as posturas, abre-se uma oportunidade de autoconhecimento, o praticante tem a chance de rever e elaborar velhos traumas que estavam registrados em seu corpo, assim ele pode assimilar seu ensinamento e enfim eliminar o que estava contido no corpo, retornando ao seu estado original e incondicionado.
A prática do yoga é educativa, conscientiza o praticante de sua própria postura e alinhamento no dia a dia, ensina a importância de se manter vigilante em seu corpo e em seu comportamento, ensina a desenvolver a atenção e a presença e fornece uma prática sólida e palpável com técnicas de fácil aplicação que auxiliam o praticante a lidar com suas emoções e sentimentos, é uma educação para a vida.
Já notaram como as crianças têm o corpo macio e flexível e como os idosos tem o corpo rígido e duro, é porque os últimos estão carregando uma grande carga emocional em seus corpos, através da prática das posturas até mesmo os mais idosos podem voltar a ter o corpo de uma criança, leve, relaxado e livre de todas as limitações e bloqueios.
André Oliveira: coordenador do Yogazen em Porto Alegre onde ministra aulas regulares de yoga e meditação desde 2004; professor docente pelo Instituto Yoga Integrativa no centro de yoga da Montanha Encantada em SC; coordenador da Formação Livre em Meditação, já formou mais de 30 professores de meditação e auxiliou na formação de mais de 100 professores de yoga.
Estará coordenando um curso de Introdução à Meditação dia 03 de Outubro de 2015 em Porto Alegre, saiba mais:
https://www.facebook.com/events/937048273008638/
Também estará coordenando uma viagem ao Centro Budista de três Coroas dia 21 de Novembro, saiba mais:
www.viagembudista.blogspot.com
Também estará trabalhando na formação de professores de Yoga Integrativa de 17 de Outubro até 17 de Novembro no Centro de Yoga da Montanha Encantada, saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário