As obras deste Blog são de propriedade do Yogazen. Você pode copiar, distribuir e exibir desde que seja dado o crédito da obra ao autor original, que seja citada a autoria e o endereço deste Blog. Você não pode alterar, transformar, modificar a ordem destes textos ou copiar imagens. Gratos pela compreensão.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Trshna - O Desejo Insaciável

O Ser humano é contraditório, e eu não estou falando isso filosoficamente, é um fato! Nós vemos isso acontecendo na sociedade, tem uma parcela da população que está buscando saúde e conhecimento e tem outra parcela que está fazendo exatamente o oposto. 

Existe contradição dentro de cada um de nós, possuímos desejos contraditórios, temos atitudes contraditórias, por exemplo, queremos ter uma vida saudável, mas cultivamos alguns hábitos que são nocivos, esquecemos de fazer exercício, comemos demais, etc. 

Sabemos que para ter saúde é preciso de auto cuidado, cuidar do corpo, da mente e do emocional, porém, algumas vezes nossos hábitos não saudáveis são mais fortes que nossa preocupação com a saúde e assim entramos em contradição, queremos uma coisa, mas fazemos outra. Para eliminar isso precisamos compreender como funciona o desejo, pois são os desejos contraditórios que causam conflito e confusão em nossas vidas.

Desejo, em sânscrito Trshna, significa “estar constantemente com sede”, imagina um sujeito que está sempre com sede e por mais que ele beba a sede não passa, esta é a condição do ser humano, a sede pelos desejos não passa, ela é insaciável, esta insaciabilidade é o motivo principal do sofrimento humano. 

O ser humano é insaciável em relação aos seus desejos, por isso se tornam nocivos e causam contradição, por exemplo, dois pensamentos podem ocorrer simultaneamente: "eu gosto de comer - eu preciso comer menos", a qual deles eu atendo? Existem três categorias de desejos: kāma-trshna (desejo por prazeres sensoriais), bhava-trshna (desejo pela existência) e vibhava-trshna (desejo pela transcendência ou iluminação), entre todos este último é o mais nobre, porém, ainda é um desejo. 

Na próxima aula eu vou explicar como o desejo opera em nossa mente e como funciona o mecanismo que aciona o desejo, por hora é importante saber que para eliminar a contradição de nossas vidas é preciso realizar todas as atividades tendo em mente o auto cuidado, estando inteiro no que quer que você esteja fazendo e sempre cultivando a auto observação.

[continua]

É importante salientar que ao me referir sobre os desejos estou falando especificamente dos desejos nocivos para nossa saúde, nada há de errado o desejo por comida quando estamos com fome, ou por água quando estamos com sede ou mesmo com o desejo sexual, o desejo só é negativo quando nos causa mal, quando se torna uma obsessão e um vício.

O desejo opera em nossa mente com uma imagem e uma argumentação, primeiro surge um estímulo que aciona este desejo, em seguida surge uma imagem de você concretizando este desejo, por fim a mente afirma e justifica este desejo  para si mesma. 

Vou dar um exemplo: você está caminhando na rua, está quente, você está transpirando quando vê no bar da esquina uma geladeira com vários refrigerantes ou cervejas, então a mente cria uma imagem de si mesma pegando aquela bebida bem geladinha (com todos os detalhes), levando até a boca, deglutindo e bebendo aquele líquido, logo surge a argumentação a mente fala para si mesma “estou com sede, quero beber isso, sinto vontade”, assim sentimos desejos pelos objetos sensoriais, imaginando como seria se estivéssemos saciando nossa sede. 

Para reprogramar a nossa mente para fazer o que é saudável ao invés do que é nocivo ao nosso organismo, precisamos criar uma imagem mental e argumentação tão fortes quanto o nosso desejo inicial para poder se opor a ele. Se você quer eliminar o hábito de beber refrigerante ou álcool, deve com intensidade imaginar-se, no momento de sede, bebendo um delicioso suco de frutas, bem gelado, saboroso, cheio de nutrientes, refrescante, saudável, então você visualiza levando este suco até a boca, saboreando, gostando, teu organismo recebendo os benefícios e a satisfação em ter bebido algo saudável, afirmando para si mesmo “este suco é maravilhoso, meu corpo agradece, era exatamente o que eu estava precisando”. 

Dessa forma, através de fortes construções de imagens mentais e visualizações em conjunto com uma argumentação dialética, reforçando em nossa mente aquilo que realmente queremos cultivar ao invés de nos focarmos naquilo que queremos eliminar, podemos enfraquecer os hábitos nocivos e quebrar o círculo vicioso dos desejos, é preciso visualizar com clareza e exatidão cada passo e ação que queremos realizar no próximo dia. Agindo desta forma, com total atenção e lucidez, consciente dos próprios mecanismos mentais, poderemos cuidar melhor de nós mesmos e eliminar as contradições em nossa vida.

"O pensamento é o ensaio da ação."
Sigmund Freud

André Oliveira é coordenador do Yogazen em Porto Alegre onde ministra aulas regulares de yoga e meditação desde 2004, professor docente pelo Instituto Yoga Integrativa no centro de yoga Montanha Encantada em SC, coordenador da Formação Livre em Meditação, desenvolve diversos cursos e retiros voltados para o autoconhecimento, o curso básico de meditação já recebeu mais de 250 alunos, no curso de formação profissional em meditação já formou mais de 180 professores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário